Situação de Aprendizagem: Texto Avestruz- Mário Prada
Público Alvo: 7ºAno
- Antes da leitura compartilhada, perguntar aos alunos:
- Pelo título o que esperam do texto?
- Quem sabe o que é um Avestruz?
- Quem já viu? Onde?
- Quem gostaria de ganhar um avestruz?
- Fazer a leitura compartilha:
- Fazer as inferências locais( vocábulos como atrofiadas, Floripa e a sigla TPM )
- fazer as inferências globais( a partir do conhecimento de mundo do aluno, alguns já conhecem o avestruz, porém outros só pelo texto e depoimentos dos colegas )
Perguntas:
- Você acha que uma ave como o avestruz poderia ser criada num apartamento? justifique.
- Que outros argumentos você usaria para convencer o garoto a desistir do Avestruz?
- O garoto provavelmente é bem pequeno. O fato de querer um Avestruz e depois 5 gaivotas e um urubu, é normal nessa fase da infância ou realmente ele precisa de um psicólogo? Justifique.
- Na infância temos muita imaginação? Comente. Dê exemplos.
- Você já pediu um presente diferente? Comente.
Atividade oral:
- Abrir um espaço de tempo para a troca de experiência relacionada à questão 4.
- Deixar os alunos socializarem esta questão.
- Perguntar qual o presente mais diferente que acharam, nos diversos depoimentos. Por quê?
Produção textual:
- Pedir para contar uma história semelhante a do texto, aproveitando as ideias da classe ou criando uma narrativa fictícia.
- Deixar os alunos ler as narrativas para a classe.
Observação: Após o encontro presencial apliquei esta situação de aprendizagem na sala de aula, no 7ºAno, e a sequência didática foi a relatada acima, se alguém mais já aplicou o texto, po favor socialize.
Nenhum comentário:
Postar um comentário