domingo, 16 de junho de 2013

Texto: Avestruz - Mário Prada


Situação de Aprendizagem: Texto Avestruz- Mário Prada
 
Público Alvo: 7ºAno
 
  • Antes da leitura compartilhada, perguntar aos alunos:

  1. Pelo título o que esperam do texto?
  2. Quem sabe o que é um Avestruz?
  3. Quem já viu? Onde?
  4. Quem gostaria de ganhar um avestruz?

  • Fazer a leitura compartilha:
  • Fazer as inferências locais( vocábulos como atrofiadas, Floripa e a sigla TPM )
  • fazer as inferências globais( a partir do conhecimento de mundo do aluno, alguns já conhecem o avestruz, porém outros só pelo texto e depoimentos dos colegas )

Perguntas:

  1. Você acha que uma ave como o avestruz poderia ser criada num apartamento? justifique.
  2. Que outros argumentos você usaria para convencer o garoto a desistir do Avestruz?
  3. O garoto provavelmente é bem pequeno. O fato de querer um Avestruz e depois 5 gaivotas e um urubu, é normal nessa fase da infância ou realmente ele precisa de um psicólogo? Justifique.
  4. Na infância temos muita imaginação? Comente. Dê exemplos.
  5. Você já pediu um presente diferente? Comente.
Atividade oral:

  • Abrir um espaço de tempo para a troca de experiência relacionada à questão 4.
  • Deixar os alunos socializarem esta questão.
  • Perguntar qual o presente mais diferente que acharam, nos diversos depoimentos. Por quê?

Produção textual:


  • Pedir para contar uma história semelhante a do texto, aproveitando as ideias da classe ou criando uma narrativa fictícia.
  • Deixar os alunos ler as narrativas para a classe.


Observação: Após o encontro presencial apliquei esta situação de aprendizagem na sala de aula, no 7ºAno, e a sequência didática foi a relatada acima, se alguém mais já aplicou o texto, po favor socialize.

Nenhum comentário:

Postar um comentário